O Complexo Neurossensorial Casa do Autista de Balneário Camboriú é inaugurado no 28/06/24. Conforme a prefeitura, o espaço será “a maior Casa do Autista da América Latina”, e está localizada na rua Alameda Delfim de Pádua Peixoto, no bairro dos Municípios.
O complexo terá as salas temáticas Lego, Gamer, Toy Story, Mundo e Jurássica, além de recursos em tecnologia aplicada para auxiliar as atividades desenvolvidas.
Podem ser atendidos no centro neurossensorial moradores de Balneário Camboriú com idade entre 3 e 12 anos que apresentarem diagnóstico de autismo nível 1 ou 2. A criança deve ser diagnosticada na Casa do Autista no contraturno escolar mediante cadastro na rede municipal de saúde.
A estrutura foi projetada para prestar atendimento gratuito e especializado no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista. O local é equipado para atender até 200 crianças por dia e, ainda, prestar apoio aos pais, familiares e núcleo escolar do jovem.
De acordo com a informação divulgada pela prefeitura, a casa vai contar com um robô interativo, operado por inteligência artificial, e fará parte da “rotina inclusiva” do complexo. A Casa do Autista vai contar com uma área de 3,8 mil m², onde estarão disponíveis consultórios e laboratórios, bem como o jardim e a sala sensorial, voltados à estimulação de sentidos como paladar, audição, tato e visão.
A prefeitura reforça que todos os profissionais do complexo passam por capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), condição necessária para compor a equipe e promover a abordagem integrada e qualificada.